Cultura & Lazer

Cultura e Lazer na Austrália

Quem pensa que os australianos só têm olhos para os esportes se engana. Em cada cidade, espalham-se diversas galerias de arte, cinemas e bibliotecas. O envolvimento dos locais com a literatura, música, teatro, dança e artes visuais é grande. Esta seção é dedicada às artes visuais, apresentando detalhes de galerias e museus. As mostras permanentes nos locais relacionados são gratuitas – com exceção do Museu da Imigração, em Adelaide.

Um dos fatores que influenciou o crescimento, a dimensão dessa paixão, é a pluralidade do país, sua dinâmica multicultural. Tal mistura colabora na elaboração de novas ideias, cozinhas e estilos de vida. De acordo com o Australian Bureau of Statistics, em 2011, 26% da população era estrangeira.

E cerca de 40% dos australianos têm origem cultural miscigenada. A cada quatro minutos e oito segundos a Austrália recebe outro imigrante internacional. Grande parte da população que nasceu no exterior veio da Itália e da Grécia após a 2ª Guerra Mundial.

Recentemente, a maioria dos imigrantes vem da Nova Zelândia, Reino Unido, China, Vietnã, África e Índia. Cerca de 2,2% da população identifica-se como de origem aborígine vivendo, em sua maioria, no Northern Territory (Território do Norte). Outra população nativa da Austrália, os Torres Strait Islanders, são originalmente melanésios, vivendo ao norte de Queensland e nas ilhas de Torres Strait entre o Cabo York e Papua-Nova Guiné.

Sydney

A Art Gallery of NSW na Art Gallery Road, City Centre, é uma das melhores galerias públicas do país, com exibições permanentes de arte australiana, européia, asiática e tribal. Conheça os trabalhos dos mestres australianos Lloyd Rees, Margaret Preston e Brett Whiteley. A Yiribana Gallery com sua fantástica coleção de Arte Aborígine e Insular é sempre popular.

Victoria

Localizada em um exótico prédio de aço e vidro na parte leste da Federation Square, o Ian Potter Centre: National Gallery of Victoria Australia no City Centre abriga uma maravilhosa coleção com mais de 20 mil peças de arte australiana, desde o período colonial até o moderno, com um andar inteiro dedicado à arte nativa. Adelaide, o fascinante Migration Museum no City Centre conta as histórias de imigrantes que vieram de todas as partes do mundo e fizeram do Sul da Austrália a sua casa. Há informações sobre mais de 100 nacionalidades, além de emocionantes histórias pessoais.

Perth

Oferecendo uma fascinante jornada através do oeste da Austrália sem sair de Perth, o Berndt Museum of Anthropology na The University of Western Australia possui uma das mais belas coleções de arte e artefatos aborígines – tradicionais e contemporâneos – do país.

Darwin

Um destaque do Museum & Art Gallery of the Northern Territory em Fannie Bay é a coleção de arte aborígine, com entalhes e pinturas nativas das Ilhas Tiwi e Arnhem Land. Uma grande exposição dedicada a Cyclone Tracy bem vale uma visita e não deixe de conhecer ‘Sweetheart’, um crocodilo de água salgada com 5m de comprimento e 780 kg.