2109 Invencoes

Esqueça o Vegemite! 10 invenções australianas que mudaram o mundo

O Vegemite é essencial no café da manhã de muitos australianos, mas só no deles mesmo. Apesar de não terem popularizado esta iguaria, muitos aussies contribuíram para que a nossa vida evoluísse nas áreas da ciência, saúde e tecnologia. Confira abaixo 10 invenções criadas por australianos que transformaram a forma como vivemos:

1- Caixa-preta
A caixa-preta foi inventada pelo cientista australiano David Warren, que perdeu seu próprio pai em uma tragédia de aeronaves em 1934. Ela registra os dados de viagem e é fundamental na investigação de acidentes aéreos, ajudando a fazer do avião a forma de transporte mais segura do mundo.

2- Marcapasso eletrônico

O médico australiano Mark Lidwill e o físico Edgar Booth desenvolveram o primeiro marcapasso artificial na década de 1920. Agora, mais de três milhões de pessoas em todo o mundo contam com marcapassos para manter seus corações batendo corretamente.

3- Google Maps

Os irmãos dinamarqueses Lars e Jens Rasmussen desenvolveram a plataforma para o Google Maps em Sydney no início dos anos 2000. Juntamente com os australianos Neil Gordon e Stephen Ma, eles fundaram uma pequena empresa chamada Where 2 Technologies em 2003. No ano seguinte, a startup foi comprada pelo Google, que também contratou os quatro, e a tecnologia foi transformada em o que nós agora conhecemos como o Google Maps.

4- Aplicação médica da penicilina

Em 1939, o cientista australiano Howard Florey purificou a penicilina de uma estirpe especial de mofo. Sua equipe demonstrou a capacidade da penicilina de combater a infecção bacteriana em camundongos e, mais tarde, em humanos. O antibiótico foi produzido em massa e utilizado para ajudar as vítimas da Segunda Guerra Mundial. A penicilina tem sido usada em todo o mundo salvando muitas vidas através do combate de infecção por bactérias comuns.

5- Dinheiro de plástico

As notas feitas de plástico foram desenvolvidas em um esforço combinado pelo Reserve Bank of Australia e CSIRO, agência federal de pesquisa científica, na década de 1980. A primeira nota colocada em circulação foi de US$ 10, lançada em 1988 para celebrar o bicentenário. Em 1996, A Austrália se tornou o primeiro país a ter um conjunto completo de notas plásticas.

6- Orelha biônica

O professor Graeme Clark inventou a primeira orelha biônica na Universidade de Melbourne na década de 1970 – o primeiro protótipo foi implantado em uma pessoa em 1978. Os implantes cocleares são dispositivos que estimulam eletronicamente o nervo auditivo. A motivação de Graeme para avançar a tecnologia de perda de audição foi gerada pela necessidade do próprio pai. Até agora, o implante coclear trouxe audição para mais de 180 mil pessoas surdas e parcialmente surdas em todo o mundo.

7- Permacultura

Permacultura é um sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza. A técnica foi criada em 1972 por Bill Mollison, e hoje é uma alternativa à agricultura baseada em produtos químicos que pode ser prejudicial aos humanos e ao meio ambiente.

8- Wi-Fi

Em 1992, John O`Sullivan, junto com a CSIRO, desenvolveu a tecnologia Wi-Fi, usada por mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo hoje. As partes centrais da tecnologia saíram de uma pesquisa em meados da década de 1970 no campo da radioastronomia, quando John e seus colegas estavam originalmente procurando os fracos ecos de buracos negros.

Como resultado deste trabalho, a CSIRO possui patentes para a tecnologia Wi-Fi desde meados da década de 1990, trazendo à organização milhões de dólares em royalties todos os anos.

9- Scanner de ultra-som

Em 1976, a Ausonics comercializou o primeiro scanner de ultra-som. Esta descoberta mudou para sempre o cuidado pré-natal, pois permite ver o bebê sem exposição a raios-x. A tecnologia de ultra-som também é utilizada nos diagnósticos de problemas médicos de mama, abdômen e órgãos reprodutivos.

10- Vacinas contra o câncer

Em 2006, os pesquisadores baseados em Brisbane, Ian Frazer e Jian Zhou, desenvolveram a primeira vacina contra o câncer no mundo. Conhecida pelo nome comercial Gardasil, a vacina protege as mulheres contra quatro estirpes de um vírus chamado papilomavírus humano, o HPV. Como o câncer cervical é a principal causa de morte por câncer em mulheres, a vacinação tem enormes implicações para a prevenção da doença. Desde 2008, a vacina foi aprovada para uso em mais de 120 países.

E para saber mais sobre Austrália e intercâmbio, entre em contato com a gente!

Site – http://www.gooddayoz.com
Facebook – https://www.facebook.com/gooddayoz
Instagram – https://www.instagram.com/gooddayoz/

Good Day Team

Somos a Good Day Oz. Uma agência formada por desbravadores que saíram da sua zona de conforto para experimentar uma nova vida do outro lado do mundo. Acreditamos que nossa experiência e conhecimento, conquistados durante uma longa jornada, são os pilares necessários para auxiliar quem deseja viver na Austrália. Entendemos que cada ser humano é único e que possui necessidades distintas e, por isso, nosso atendimento é sempre realizado de forma personalizada. Após muito estudo e vivência, temos o orgulho de afirmar que prestamos um serviço de excelência apto para transformar o sonho do intercâmbio em realidade.

Leave a Reply