FINALDEANO

Final de ano na Austrália: uma celebração inesquecível

O fim do ano está chegando e, junto com ele, as festas. Natal e Ano-Novo são datas em que boa parte dos brasileiros dedicam muito tempo e ânimo. Os australianos possuem tradições diferentes, mas que podem se adaptar facilmente aos costumes brasileiros. Então, nada de se desesperar por estar longe de casa.

Para a turma que não tem grandes habilidades culinárias, alguns restaurantes abrem nos feriados. Porém, é importante reservar uma mesa com antecedência. Então, corra! Outro costume, esse já agrada os brasileiros que passam as festas com os amigos, é comer ao ar livre. Diversos parques e praias australianas possuem espaços com churrasqueiras e banheiros públicos. O melhor, as instalações são gratuitas.

A família da australiana Anna Mattiuzo costuma preparar ponches refrescantes para a data e para combater o calor do verão. “Os ingredientes da bebida são: chá, gengibre, frutas da estação (berries, nectarinas, pêssegos) e cerveja”, explica Anna. Mas lembre-se, em algumas cidades é proibido consumir bebidas alcoólicas em espaços públicos.

A cultura também é um pouco diferente quando o assunto é comida. De acordo com a australiana, frutos do mar são os principais ingredientes dos pratos. “Geralmente nós comemos camarões, ostras e peixes grandes como Salmão”, comenta. Os pratos, porém, não costumam ir ao forno. “Normalmente, nós fazemos tudo nas churrasqueiras”, explica Anna.

As cidades também oferecem diversas atividades de fim de ano. Luzes, filmes e até árvores de lego estão expostos para que população e turistas se preparem para o novo ano. Vale a pena visitar os sites oficiais de cada evento e ficar esperto nas atividades.

Perth

Sydney 

Brisbane

Melbourne

Adelaide

 

Tradições

Diferente dos brasileiros, os australianos comemoram o Natal no dia 25 de dezembro. “Na véspera, as crianças colocam sacos personalizados para receber presentes do papai noel. Também deixamos comida e uma mensagem para ele”, explica Anna. “Na manhã de Natal, nós abrimos os presentes do Papai Noel e, depois do almoço, nós trocamos presentes entre nós”, completa.

Outra tradição, mas essa para os aficcionados em compras, é o Boxing Day. Aquelas televisões e computadores que todos namoramos o ano inteiro recebem belos descontos no dia seguinte ao Natal. Quem é fã de esporte, a corrida de iate ‘Sydney to Hobart’ é um grande evento. “Muitos moradores de Sydney vão até o porto para assistir a largada”, diz Anna. De acordo com a australiana, a partida teste de críquete acontece em Melbourne no mesmo dia. Muitos nativos acompanham pela televisão e pelo rádio.

Ano-Novo

Muitos estudantes aproveitam as festas para viajar. Tudo vale para aproveitar a chegada de um novo ano. Algumas pessoas visitam o Outback, outras pegam a estrada e aproveitam para conhecer toda a costa australiana e ainda tem a turma que escolhe um paraíso particular e aproveita a trip ao máximo. Tudo depende de gosto.

Quem ficará nas cidades grandes também não tem do que reclamar. Para quem está interessado em ver os fogos, uma dica: vá com antecedência. Diversas pessoas se programam para chegar algumas horas antes. Outras passam dias em cadeiras de praia aguardando a celebração. Se você prefere atravessar o Réveillon em festa, diversas empresas oferecem pacotes como festas em barcos, cruzeiros ou celebrações em praias de todo o país.

Não importa o estilo, a chegada de um ano novo é tempo de refletir e aproveitar. Seja com familiares, amigos ou a turma que dividem flats/aulas/jobs conosco. Então, Merry Christmas and a Happy New Year para todos nós!

4 item(s)

Good Day Team

Somos a Good Day Oz. Uma agência formada por desbravadores que saíram da sua zona de conforto para experimentar uma nova vida do outro lado do mundo. Acreditamos que nossa experiência e conhecimento, conquistados durante uma longa jornada, são os pilares necessários para auxiliar quem deseja viver na Austrália. Entendemos que cada ser humano é único e que possui necessidades distintas e, por isso, nosso atendimento é sempre realizado de forma personalizada. Após muito estudo e vivência, temos o orgulho de afirmar que prestamos um serviço de excelência apto para transformar o sonho do intercâmbio em realidade.

Leave a Reply