Finanças

Dinheiro na Austrália

É fácil para os visitantes na Austrália terem acesso a dinheiro.

Existem caixas automáticos (ATMs) na maioria das grandes e pequenas cidades australianas, bem como bancos que trocam cheques de viagem. O dólar australiano se tornou bastante competitivo em relação às principais moedas internacionais, como o dólar e o euro, assim o país é um destino menos econômico do que já foi há algum tempo. Apesar disso, o custo de itens diários, como alimentação e moradia, ainda é bastante razoável. As maiores despesas em qualquer viagem para a Austrália, se você deseja conhecer muito do país, estão relacionadas a transportes, já que é um país muito grande.

Moeda de Troca e Dinheiro

A Austrália usa um sistema de dólares e centavos de moeda decimal com 100 centavos valendo 1 dólar. As cédulas em uso nos bancos são de A$5 (roxa), A$10 (azul), A$20 (laranja), A$50 (amarela) e A$100 (verde). As moedas usadas são de 5 centavos, 10 centavos, 20 centavos e 50 centavos (prateadas) e A$1 e A$2 (douradas). A moeda australiana é o único meio de pagamento legal na Austrália. A troca de moeda estrangeira ou cheques de viagem (veja a seguir) é feita sem problemas nos bancos em toda a Austrália ou em casas de câmbio credenciadas, como Travelex ou Amex, nas grandes cidades e nas cidades importantes.

Transferência de Dinheiro

O dinheiro pode ser transferido para a Austrália através de cheques bancários ou ordens de pagamento e por transferência telegráfica (TT). Cheques bancários do exterior levam alguns dias para serem compensados e podem levar até 10 dias úteis para serem creditados em um banco australiano. Transferências bancárias normalmente levam menos tempo, mas custam mais.

Impostos e Reembolsos

O Imposto sobre Mercadorias e Serviços (Goods and Services Tax – GST) é um imposto fixo de 10% para todos os produtos e serviços – aluguel, restaurantes, transportes, livros, móveis, roupas, etc. Há exceções, no entanto, como alimentos básicos (leite, pão, frutas e vegetais). As viagens aéreas internacionais para a Austrália e da Austrália são isentas de GST, do mesmo modo que as viagens aéreas domésticas quando as passagens são adquiridas fora da Austrália por não-residentes. Se você adquirir produtos novos ou usados com um valor total mínimo de A$300, de qualquer fornecedor, até 30 dias antes de deixar a Australia, de acordo com o plano de Reembolso ao Turista (Tourist Refund Scheme – TRS), você está habilitado a um reembolso de qualquer GST pago. Para mais detalhes visite www.customs.gov.au

Cheques de Viagem

A conveniência dos recursos de cartão de crédito e cartão de débito internacionais na Austrália significa que os cheques de viagem não são muito utilizados. Mesmo assim, os cheques de viagem da Amex, Thomas Cook e outras empresas internacionais famosas são facilmente trocados. Você precisa apresentar seu passaporte para identificação quando descontar cheques de viagem. Por segurança, anote os números de seus cheques de viagem e mantenha esses números em local separado dos próprios cheques.

Gorjeta

Não é normal pechinchar na Austrália, salvo se você estiver em um mercado de segunda-mão ou comprar todo um guarda roupa de uma única loja, nesse caso não faz mal pedir um pequeno desconto. Está se tornando mais comum dar gorjetas na Austrália, especialmente em cafés e restaurantes nas cidades grandes; 10% de gorjeta é o normal. Entretanto, não é nenhum crime não dar gorjeta. Motoristas de táxi ficam sempre gratos quando você deixa o troco.

Austrália Grátis

Há muitas atividades que não custam nada ou quase nada para aqueles que precisam controlar o orçamento. Admire as belezas estonteantes e os animais nativos da Austrália com caminhadas através de seus parques nacionais intocados – há mais de 500. Aprecie caminhadas ao longo de praias intermináveis; conheça pessoas em mercados fantásticos; estude sobre a arte e as tradições da Austrália em excelentes galerias e museus gratuitos (consulte a seção Cultura); ou compareça a alguns festivais tipicamente australianos, como as competições de salva-vidas nas praias em todo o país durante o verão. A lista de coisas para fazer que são grátis ou baratas é interminável, então não há necessidade de deixar o orçamento de estudante separar você da boa diversão.

Bancos

Os serviços bancários na Austrália são extremamente competitivos.

Mais de 20 bancos locais e vários bancos internacionais estão presentes na Austrália e todos os principais bancos possuem muitas agências em cada uma das cidades e centros regionais. Os principais bancos da Austrália incluem o Commonwealth Bank, ANZ, Westpac, National Australia Bank (NAB) e St George. O horário normal de funcionamento é das 9h30 às 16h, de segunda a quinta-feira, e das 9h às 17h às sextas-feiras. A maioria dos bancos estão fechados nos sábados e domingos, entretanto algumas agências abrem durante um pequeno período nos sábados de manhã.

Abrir uma conta em um banco local é relativamente simples para estudantes estrangeiros.

É recomendável que você abra uma conta bancária até seis semanas após sua chegada. Simplesmente apresente seu passaporte e forneça ao banco um endereço postal. O banco então abrirá uma conta para você e lhe enviará um cartão (ATM) para retirada em caixa eletrônico, permitindo o acesso a seu dinheiro. Após seis semanas, a maioria dos bancos solicita mais documentos de identificação, como passaporte, uma certidão de nascimento ou uma carteira de motorista internacional com foto.

Agências e bancos afiliados são encontrados em toda a Austrália e oferecem caixas automáticos (ATMs) 24 horas.

Alguns bancos irão isentá-lo das tarifas mensais da conta se você fornecer prova de matrícula como um estudante universitário em tempo integral. Recomenda-se que você visite o site do banco onde deseja abrir sua conta para mais detalhes.

 A maioria dos caixas automáticos aceita cartões emitidos por outros bancos e está conectada a redes internacionais. A maioria dos centros de compras possui caixas automáticos (ATMs). Essas máquinas podem ser usadas para depósitos e retiradas 24 horas por dia. Transferência de fundos por meio eletrônico no ponto de vendas (Eftpos) é um serviço prático que muitas empresas australianas adotaram. Isso significa que você pode usar seu cartão do banco (credito ou débito) para pagar diretamente compras ou serviços e, normalmente, também fazer retirada de dinheiro. Cartões de crédito como Visa e MasterCard são amplamente aceitos por todos, podendo ainda fazer retiradas no caixa dos bancos e em muitos caixas eletrônicos. Cartões com valor armazenado (charge cards) como Diners Club e American Express (Amex) não são tão aceitos.