BICICLETA

Quer andar de bike na Austrália? Atenção às leis!

Muitos intercambistas que chegam em terras aussies logo adquirem uma bicicleta, seja para passear ou como meio de transporte. Mas o que essas pessoas devem ficar atentas é que ela não é só um objeto de diversão na Austrália. A bicicleta é considerada, de fato, um meio de transporte e, portanto, quem a utiliza deve seguir regras de trânsito e de segurança.

No geral, a bicicleta deve estar equipada com campainha, luzes na frente e atrás e refletores nos pedais. Além disso, ciclistas de todas as idades e eventuais passageiros são obrigados a usar capacetes.

Cada Estado da Austrália possui a sua própria lei de trânsito, então cabe ao ciclista se informar de acordo com a região em que vai pedalar. Em New South Wales, por exemplo, os ciclistas devem parar diante de um semáforo fechado ou placas de parada, dar passagem quando indicado por sinais de trânsito e fazer sinais com a mão ao mudar de direção.

Muitas calçadas possuem uma sinalização de que a mesma deve ser compartilhada por pedestres e ciclistas, mantendo sempre um metro de distância uns dos outros. Quando não há a presença dessa sinalização, o ciclista deve usar a ciclovia ou a própria rua. Crianças com menos de 12 anos devem guiar sob a supervisão de um adulto.

Assim como os motoristas, os ciclistas estão sujeitos a multas de trânsito por condução de alto risco. Seguem alguns exemplos de NSW:

  • Falta de uso de capacete: multa de nível 5, $ 330
  • Ultrapassar um semáforo fechado: multa de nível 6, $ 439
  • Direção perigosa: multa de nível 6, $ 439
  • Andar segurando em um veículo em movimento – multa de nível 5, $ 330
  • Não dar passagem para crianças e pedestres – multa de nível 6, US $ 439

O uso da bicicleta como meio de transporte é incentivado em toda Austrália. Para ajudar e ensinar os ciclistas, a cidade de Sydney, por exemplo, oferece cursos que ensinam desde a se comportar no trânsito até a cuidar e consertar as bicicletas.

Para saber mais sobre as leis de trânsito e normas para ciclistas, acesse os sites oficiais de cada Estado: NSW, Victoria, Western Australia, Queensland, South Australia, Northern Territory, Tasmania.

E para mais informações sobre Austrália e intercâmbio, entre em contato com a gente!

Noelle Marques

Noelle Marques - Journalist

Leave a Reply