Planeje sua carreira

Seu futuro em um dos países

mais promissores do mundo

Trabalho na Austrália

Existem várias maneiras de se encontrar trabalho na Austrália. Você encontrará anúncios de trabalho nos jornais locais e em sites como Seek, Career One e Found.

Boa parte das escolas australianas possuem um departamento de carreiras ou centro de estudantes. Com os funcionários, você poderá encontrar informações sobre empresas locais que são conhecidas por empregar estudantes estrangeiros ou até dicas de como se portar em sua primeira entrevista ou como escrever seu currículo. Em algumas ocasiões, as empresas também podem colocar anúncios nos quadros de avisos das escolas.

Outra maneira de encontrar emprego é através do conhecido “boca a boca”. Converse com colegas, amigos e professores e deixe claro que você está procurando emprego. Muitos trabalhos casuais são oferecidos por indicação. Vale lembrar que a oferta de emprego é alta na área de turismo (restaurantes e hotéis), construção e limpeza.

Preparando um bom Currículo

Os estudantes estrangeiros geralmente encontram trabalho em lojas de varejo, hotéis e área administrativa.

O salário varia de acordo com a sua função. Uma boa opção para estrangeiros é ensinar outros estudantes que estão estudando o mesmo que você ou ensinar seu idioma nativo. Existe, também grande demanda por cuidadores de crianças. Porém, algumas famílias vão exigir certificações como First Aid. Geralmente, as empresas pagam valores maiores para os funcionários que trabalham aos domingos e feriados. O custo de vida australiano é caro, mas a prioridade do aluno deve ser a escola. Se você decidir encarar o desafio de um trabalho em meio-expediente, comece com poucas horas semanais até se sentir apto a encontrar um equilíbrio entre trabalho e estudos. Lembrando que, dependendo do tipo de visto, o estudante não pode exceder 40 horas de trabalho a cada 15 dias.

Depois de encontrar um anúncio de emprego, você deverá procurar a empresa.

O Curriculum Vitae (CV) e uma carta de apresentação (Cover Letter) são os itens que boa parte das empresas pedirão aos candidatos. A finalidade do seu currículo é apresentar seus conhecimentos e experiência ao empregador. Ele deverá descrever seu histórico de trabalho, habilidades, experiência e detalhar seu desempenho nessas tarefas. Embora você leve algumas horas para preparar um currículo, a verdade é que os empregadores gastam apenas alguns minutos para examiná-lo antes que decidam se devem ler mais ou passar para o próximo. Por essa razão, é importante preparar o documento com detalhes, cuidado e sem erros para que ele se destaque.

Turnos

O tempo que você passa em cada período de trabalho é normalmente conhecido por shift (turno).

Ou seja, você deve trabalhar de acordo com a escala. Atrasos não são bem vistos e a segurança é levada a sério. Preste atenção nas exigências do empregador e siga-as à risca. Caso trabalhe mais de 5 horas consecutivas, o funcionário tem direito à uma pausa.

Se o seu gerente ou empregado pedir, você pode fazer horas extras. Em restaurantes, a mudança de horários – horas extras ou cancelamento de shifts, dependendo de como está o movimento – são comuns.

Contrato de Trabalho

Se você decidir deixar seu emprego, deverá notificar adequadamente seu empregador. Ou seja, você deve notificar formalmente sua intenção de deixar o emprego, em um prazo apropriado, antes de sair efetivamente. Esse tempo pode variar dependendo do seu contrato de trabalho.

O seu empregador só poderá encerrar seu contrato de trabalho com base em uma razão legal. Você não pode ser despedido em virtude de uma ausência temporária do trabalho em decorrência de doença ou acidente pessoal, por ter feito uma reclamação contra seu empregador ou por causa do seu sexo, raça, país de origem, crença política ou religiosa, estado civil, incapacidade física ou mental.

Quando você deixar seu emprego, certifique-se de que tenha sido corretamente pago por todo o trabalho realizado. Se precisar de ajuda, entre em contato com o Ombudsman de Trabalho Justo (Fair Work Ombudsman) em www.fairwork.gov.au